quinta-feira, 5 de novembro de 2009

QUAL A COR DO CAVALO BRANCO DE NAPOLEÃO?


Pois bem, essa é uma pergunta que se arrasta por nossas vidas há muito tempo. Uma pegadinha ou uma pergunta com algum fundamento? Quando se pesquisa a respeito, encontra-se diversas respostas, a exemplo: Que Napoleão tinha vários cavalos e não apenas um. Que o cavalo se chamava BRANCO e era marron. Que a cor é branca e não branco. Veja o quanto leva de controvérsia apenas uma pergunta. A pessoa que idealizou essa pergunta de forma inteligente, gera as discussões exatamente em virtude de não ter uma explicação na literatura, as fotos disponíveis de Napoleão montado no cavalo, são de cavalos de cor branca e marron, o que demonstra que a pintura, pois é um quadro, foi feito idealizando o mesmo cavalo, mas com cores diferentes. Mas aonde quero chegar: Quando montamos a nossa empresa deveríamos definir a cor do nosso cavalo e não deixa gerar a dúvida na mente do nosso cliente e até em nós mesmos. Um bom exemplo é de um grande fabricante de violão, que no discurso do presidente, afirma que quer elitizar o seu produto para classes mais favorecidas, mas na verdade o seu carro chefe da venda é o seu violão popular. Um outro exemplo é de um fabricante de bolsas femininas que fabrica à mão bolsas personalizadas e exclusivas à preço de carro zero, mas tem em sua linha de produção bolsas de baixo custo. Posso ainda dar um outro exemplo que são as montadores de veículos que tem na sua linha de montagem, carros top de linha e carros populares. Mas vem a pergunta utilizando os exemplos acima: A empresa tem os produtos populares para poder vender o top de linha ou tem o top de linha para vender o popular?. Da forma que encontrar a resposta, perceberá que uma linha existe para financiar a outra, se estiver acontecendo, é um erro grave. O correto é que a linha popular faça o volume para diluir as despesas e o top de linha pratique a margem de lucro mais elevada, exatamente por ser um produto diferenciado. É importante na sua loja, na sua empresa, avaliar o mix de margem da sua linha de produtos, pois dependendo do produto, principalmente perecível, deverá ter uma margem de lucro mais baixa, para que possa vender e não ser financiado pelos demais. E ai, qual a cor do cavalo branco da sua empresa? Pense nisso, boas vendas.

2 comentários:

  1. A pergunta refere-se não é possuidor de nenhuma cor específica, afinal Napoleão utilizou vários cavalos durante todo sua vida de estrategista militar.

    O cavalo mais famoso de Napoleao era branco. Se chamava "Le Vizir", e foi um presente do Sultado do Império Otomano em 1808, durante o segundo exílio de Napoleao na Ilha de Santa Helena.

    Este cavalo morreu em 1829, oito anos depois da morte do imperador francês. Le Vizir foi empalhado e pode ser visto no "Musée de l'Armée d'Hotel des Invalides" em Paris.

    ResponderExcluir
  2. eu sei que na piada tem duas respostas uma e "qual e a cor do cavalo branco de napoleão R:marrom pois ele caiu na lama e a outra R:Preto pois o nome dele e branco" entao qual sera a cor do cavalo ele e branco,marrom ou preto eis o misterio

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.